10 de setembro de 2009

Análise de certificado

A quarta atividade proposta foi à criação e posterior análise de um certificado de acordo com a Heloisa Bellotto. O cetificado foi elaborado sem levar em consideração nenhum conhecimento teórico. Este foi o modelo criado em sala de aula.



A definição de certificado, segundo Bellotto é a seguinte: “ documento diplomático testemunhal, comprobatório, descendente, notarial ou não. Declaração que garante a veracidade de um fato, de um estado de coisas, o bom estado ou funcionamento de um objeto/ equipamento.”
Para se realizar a análise devem-se analisar três partes: protocolo inicial, texto e o protocolo final.
Levando em consideração o nosso certificado, faremos a análise observando as três partes mencionadas:

Protocolo inicial

· Titulação (intitulatio) que é formada pelo nome da autoridade soberana de que emana o ato ou por seus títulos, no caso a UNB;
· Direção ou endereço (inscriptio), parte que nomeia a quem o ato se dirige, no caso o Fulano de Tal.

Texto

· Dispositivo, que é a substância do ato, seu “assunto” propriamente dito, no caso o workshop.

Protocolo final

Subscrição/assinatura (subscriptio), assinatura do emissor do documento, no caso a assinatura da UnB.

Como pode ser observado, o nosso certificado passou longe do ideal. Elementos de grande importância com a data tópica, a data cronológica, o papel adequado, elementos de validação como o carimbo, que sevem para reiterar a legalidade do documento não constaram no certificado.
Além disso, colocamos elementos que não condizem com um certificado, como a assinatura ao final do certificado do participante do evento, atribuímos a produção do certificado a mais de um produtor.

Nenhum comentário: